Para bom entendedor meia imagem basta - Roteiro
Esta proposta de trabalho procura explorar conceitos através de uma abordagem crítica (tema, mensagem, ideias principais; pontos de vista; universos de referência; fundamentação de conceitos) e criativa (produção de trabalhos multimédia originais).
Os trabalhos produzidos pelos alunos servirão de base a uma exposição levada a cabo na escola.
Desenvolvimento:
1. Visionamento do filme Buddha Collapsed Out of Shame:
1. Visionamento do filme Buddha Collapsed Out of Shame:
Da realizadora iraniana Hana Makhmalbaf, Buddha Collapsed out of Shame (no original Buda az sharm foru rikht) relata a história de uma menina que quer aprender a ler e ir à escola e os obstáculos com que se depara para ter direito à educação.
2. Análise e discussão de partes do filme, para enquadramento da questão dos direitos das mulheres como direitos humanos.
Sugestão de algumas linhas de reflexão:
- O que significa dizer que todas as pessoas têm o direito de serem respeitadas na sua dignidade humana?
- Que argumentos se podem usar a favor da dignidade humana?
- Os papéis de género – são inatos ou adquiridos?
- Que diferenças se podem identificar no filme entre as expectativas relacionadas com rapazes e raparigas?
- Qual a origem das expectativas identificadas?
- A nossa identidade constrói-se em função de estereótipos?
- Qual é o género da “razão”? Masculino? Feminino?
- Há um direito à diferença assim como um direito à igualdade?
- O que é que gostariam que fosse diferente?
3. Formação de pequenos grupos de trabalho colaborativo (organizados a pares ou em pequenos grupos).
4. Sugestões de pesquisa na Internet:
Análise de metas de organizações internacionais sobre esta temática:
Análise de campanhas:
1. Campanha lançada pela Amnistia Internacional, em 2011, com base no seu logotipo - uma vela.
2. Campanha lançada pela Amnistia Internacional, em 2009.
Personalidades que estudam e/ou defendem os direitos e a dignidade humana:
4. Sugestões de pesquisa na Internet:
Análise de metas de organizações internacionais sobre esta temática:
- UN Women - http://www.unwomen.org/en
- AMI - https://ami.org.pt/
- HeForShe - http://www.heforshe.org/en/our-mission
- MediaWatch - http://www.mediawatch.org
Análise de campanhas:
1. Campanha lançada pela Amnistia Internacional, em 2011, com base no seu logotipo - uma vela.
2. Campanha lançada pela Amnistia Internacional, em 2009.
Personalidades que estudam e/ou defendem os direitos e a dignidade humana:
- Simone de Beauvoir - A filósofa Simone de Beauvoir (1908-19869) é considerada um ícone do feminismo. Ao analisar os processos de formação social entre homens e mulheres, Simone de Beauvoir identificou uma multiplicidade de instrumentos e mecanismos que construíram e “naturalizaram” grande diferenciação e hierarquização entre homens e mulheres, sempre em prejuízo dessas últimas. Compreendendo a extensão dessa desigualdade e os inúmeros problemas daí decorrentes, a filósofa desenvolveu estudos e argumentos que deram conta de novos saberes que produzissem novas configurações sociais.
- Mahatma Gandhi - Mahatma Gandhi (1869-1948) foi um líder pacifista indiano. Principal personalidade da independência da Índia, então colónia britânica. Ganhou destaque na luta contra os ingleses pelo seu projeto de não violência.
- Eleanor Roosevelt - Eleanor Roosevelt (1884-1962) casou–se com o político em ascensão, Franklin Delano Roosevelt, em 1905 e envolveu–se completamente no serviço público. Quando chegaram à Casa Branca em 1933, como Presidente e Primeira–dama, ela já estava profundamente envolvida em questões de direitos humanos e de justiça social. Ao continuar o seu trabalho em nome de todas as pessoas defendeu os direitos iguais para a mulher, afro–americanos, trabalhadores da era da depressão levando inspiração e atenção às suas causas. Como presidente da Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas, Eleanor Roosevelt foi a força impulsora na criação, em 1948, da carta que sempre será o seu legado: A Declaração Universal dos Direitos do Homem.
- Martin Luther King - Martin Luther King (1929-1968) foi um ativista norte-americano. Lutou contra a discriminação racial e tornou-se um dos mais importantes líderes dos movimentos pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Recebeu o Prémio Nobel da Paz de 1964.
- A História dos Direitos Humanos
- O valor da dignidade humana
- Ideologia de género
- Carácter ou papel?
- Preconceito
- O que é uma mulher?
- O que é o género?
- A ideia de transmissão cultural
- O meio é a mensagem
- Qual o seu plano para uma sociedade justa?
- Princípio do dano
6. Produção e publicação de um trabalho multimédia sobre o tema abordado (Videoclipe/ Podcast/ Filme de animação/ Banda desenhada/ Storyboard, etc)
7. Realização de uma sessão de apresentação e exposição dos trabalhos realizados a outras turmas/ comunidade educativa.
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