Proposta de trabalho

Para bom entendedor meia imagem basta - Roteiro

Esta proposta de trabalho procura explorar conceitos através de uma abordagem crítica (tema, mensagem, ideias principais; pontos de vista; universos de referência; fundamentação de conceitos) e criativa (produção de trabalhos multimédia originais).
Os trabalhos produzidos pelos alunos servirão de base a uma exposição levada a cabo na escola.

Desenvolvimento:

1. Visionamento do filme Buddha Collapsed Out of Shame:



Da realizadora iraniana Hana Makhmalbaf, Buddha Collapsed out of Shame (no original Buda az sharm foru rikht) relata a história de uma menina que quer aprender a ler e ir à escola e os obstáculos com que se depara para ter direito à educação.

2. Análise e discussão de partes do filme, para enquadramento da questão dos direitos das mulheres como direitos humanos.
Sugestão de algumas linhas de reflexão:
  • O que significa dizer que todas as pessoas têm o direito de serem respeitadas na sua dignidade humana?
  • Que argumentos se podem usar a favor da dignidade humana?
  • Os papéis de género – são inatos ou adquiridos?
  • Que diferenças se podem identificar no filme entre as expectativas relacionadas com rapazes e raparigas?
  • Qual a origem das expectativas identificadas?
  • A nossa identidade constrói-se em função de estereótipos?
  • Qual é o género da “razão”? Masculino? Feminino?
  • Há um direito à diferença assim como um direito à igualdade?
  • O que é que gostariam que fosse diferente?

3. Formação de pequenos grupos de trabalho colaborativo (organizados a pares ou em pequenos grupos).

4. Sugestões de pesquisa na Internet:

Análise de metas de organizações internacionais sobre esta temática:

Análise de campanhas:

1. Campanha lançada  pela Amnistia Internacional, em 2011, com base no seu logotipo - uma vela.


2. Campanha lançada  pela Amnistia Internacional, em 2009.




Personalidades que estudam e/ou defendem os direitos e a dignidade humana:
  • Simone de Beauvoir - A filósofa Simone de Beauvoir (1908-19869) é considerada um ícone do feminismo. Ao analisar os processos de formação social entre homens e mulheres, Simone de Beauvoir identificou uma multiplicidade de instrumentos e mecanismos que construíram e “naturalizaram” grande diferenciação e hierarquização entre homens e mulheres, sempre em prejuízo dessas últimas. Compreendendo a extensão dessa desigualdade e os inúmeros problemas daí decorrentes, a filósofa desenvolveu estudos e argumentos que deram conta de novos saberes que produzissem novas configurações sociais. 
  • Mahatma Gandhi - Mahatma Gandhi (1869-1948) foi um líder pacifista indiano. Principal personalidade da independência da Índia, então colónia britânica. Ganhou destaque na luta contra os ingleses pelo seu projeto de não violência. 
  • Eleanor Roosevelt - Eleanor Roosevelt (1884-1962) casou–se com o político em ascensão, Franklin Delano Roosevelt, em 1905 e envolveu–se completamente no serviço público. Quando chegaram à Casa Branca em 1933, como Presidente e Primeira–dama, ela já estava profundamente envolvida em questões de direitos humanos e de justiça social. Ao continuar o seu trabalho em nome de todas as pessoas defendeu os direitos iguais para a mulher, afro–americanos, trabalhadores da era da depressão levando inspiração e atenção às suas causas.  Como presidente da Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas, Eleanor Roosevelt foi a força impulsora na criação, em 1948, da carta que sempre será o seu legado: A Declaração Universal dos Direitos do Homem.
  • Martin Luther King -  Martin Luther King (1929-1968) foi um ativista norte-americano. Lutou contra a discriminação racial e tornou-se um dos mais importantes líderes dos movimentos pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Recebeu o Prémio Nobel da Paz de 1964.

- Conceitos associados aos direitos humanos
  • A História dos Direitos Humanos
  • O valor da dignidade humana

  • Ideologia de género
  • Carácter ou papel?
  • Preconceito
  • O que é uma mulher?
  • O que é o género?
  • A ideia de transmissão cultural
  • O meio é a mensagem
  • Qual o seu plano para uma sociedade justa?
  • Princípio do dano

5. Registo de ideias, questões, comentários e conclusões sobre o tema.

6. Produção e publicação de um trabalho multimédia sobre o tema abordado (Videoclipe/ Podcast/ Filme de animação/ Banda desenhada/ Storyboard, etc)

7. Realização de uma sessão de apresentação e exposição dos trabalhos realizados  a outras turmas/ comunidade educativa.

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